Jigsaw: uma Experiência de Aprendizagem Cooperativa com docentes em formação

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Método Jigsaw, Formação docente

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal avaliar uma experiência de aprendizagem cooperativa utilizando o método Jigsaw em um programa de pós-graduação em Ciências Contábeis no nível de mestrado. A experimentação na formação docente favorece a compreensão das contribuições e limitações dos diferentes métodos de ensino. Para tanto, efetuou-se uma intervenção pedagógica, tendo como conteúdo a temática Ética Geral e Profissional seguida por auto avaliação de desempenho e avaliação dos pares por meio de um questionário, bem como de uma discussão final, gravada, acerca da atividade realizada e sua perspectiva de adoção em cursos de graduação de Ciências Contábeis. Os dados foram apurados através da frequência das respostas fornecidas e analisou-se o conteúdo das discussões. Trata-se de uma experiência que envolveu 12 mestrandos (sendo 3 no papel docente e 9 no papel discente). Como resultado conclui-se que a experiência foi bem avaliada, uma vez que os participantes tiveram excelente compreensão sobre os conceitos tratados na aula e grande parte demonstrou interesse em participar novamente de atividades semelhantes.

Biografia do Autor

Ruhama Bezerra Fernandes, PPGCCON - UFRN

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFRN.

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRN

 

Lorena Ingrid de Lima e Santos

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFRN.

Graduação em Ciências Contábeis UFRN

Danilo Silva de Meireles

Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN

Bacharel em Comunicação Social pelo IESP

Aneide Oliveira Araújo

Doutora em Ciências Contábeis pela USP

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos