Avaliação da contribuição de um programa de pós-graduação na atuação profissional de egressos

Autores

Palavras-chave:

Acompanhamento de egressos, Perfil profissional, Stricto sensu MDMA-UFPI

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto analisar o perfil profissional dos egressos do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI). A metodologia utilizada se enquadra na abordagem descritiva quantitativa com o uso do método estatístico probabilístico estratificado. Para composição e tamanho amostrais, foi utilizada a ferramenta Raosoft Sample Size Calculator. Para a coleta de dados, foi adotado o questionário on-line misto aplicado via e-mail. O universo foi constituído de 177 e a amostra por 82 participantes. A maior parte dos egressos da pós-graduação pesquisada é do sexo feminino, piauiense e se encontra na faixa etária entre 26 e 30 anos, com área predominante de atuação profissional a docência no ensino superior. Deve-se considerar o acompanhamento de egressos como uma tendência na atualidade, visto que, além de ser uma exigência da CAPES, servirá para verificar como o programa vem se comportando frente aos seus próprios objetivos.

Biografia do Autor

José Santana da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Assistente em Administração do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí. Temas de pesquisa: Administração pública, contabilidade ambiental e fiscalização de contratos.

Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Temas de pesquisa: Políticas públicas, trabalho, reconfiguração produtiva, empreendedorismo, artesanato, organizações, planejamento e representações sociais.

Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, Universidade Federal do Piauí / Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional Signorelli.

Temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, educação ambiental e teorias educacionais.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos