Sistemas de Gestão Acadêmica Integrados em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Tecnologia da Informação, Sistemas de Gestão Acadêmica, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Instituições de Ensino Superior

Resumo

O presente estudo aborda conceitos sobre a gestão educacional e a tecnologia da informação em Instituições de Ensino Superior. Para elaborar esta pesquisa foram realizadas consultas em livros, revistas especializadas e artigos científicos disponíveis em base de dados confiáveis na Internet como: Scielo, Google Acadêmico e repositórios de trabalhos acadêmicos de universidades. A análise realizada foi pautada em um estudo de caso múltiplo em busca de evidências sobre os fenômenos ocorridos no comparativo de três sistemas de gestão acadêmica com o intuito de apurar qual apresenta as melhores possibilidades e recursos para a gestão educacional em três Instituições do Ensino Superior (IES) localizadas na região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, entre estas: uma Faculdade Confessional, uma Universidade Pública pertencente ao grupo das Universidades Estaduais Paulistas e um Centro Universitário das Redes Salesianas. Percebe-se que não somente os sistemas de gestão acadêmica, mas também os ambientes virtuais de aprendizagem podem auxiliar e contribuir efetivamente para atender as necessidades dos usuários. Todavia, recomenda-se que tais sistemas sejam bem completos, integrados e recebam constantes atualizações para trazer contínuos benefícios para a gestão educacional.

Biografia do Autor

André Alves Prado, Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP)

Mestre em Educação com Menção em Gestão Educativa pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador (UPS), especialização em Engenharia da Qualidade (EEL USP), graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (FACEG) e Habilitação Plena em Processamento de Dados pelo Instituto Santa Teresa (IST). Desenvolve as atividades principais na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo coordenando os Laboratórios de Computação através dos Serviços de Apoio e Infraestrutura Acadêmica, Docente no Cotel EEL USP (desde 1998) e no Programa promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária promovido pela USP de São Paulo (PRCEU USP).  Professor de pós-graduação no curso de MBA de Gestão de Recursos Humanos, Especialização em Analista de Marketing e Mídias Digitais, Especialização em Tecnologia da Informação, das graduações de Administração de Empresas, Pedagogia, Publicidade e Propaganda tendo desenvolvido atividades como membro do Núcleo Docente Estruturante do Centro Universitário Teresa D´Ávila (Unifatea). Docente da pós-graduação em Gestão de Veículos da Comunicação da Faculdade Canção Nova, do curso superior de Administração de Empresas, atuou como professor do curso de Jornalismo, como membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenador da Comissão de Alunos da Faculdade Canção Nova (CAFCN).

Ricardo Jorge Guedes de Almeida, Fundação Universitária Iberoamericana

Formou-se Doutor em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México). É Diretor Executivo da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) de Portugal e Moçambique. Natural de Viseu (Portugal) é Mestre em Medicina Biológico-Naturista e Pós-graduado em Gestão e Administração de Empresas. Professor da área de Saúde, da área de Gestão Sanitária e do Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde da FUNIBER. Possui graduação em Enfermagem e vasta experiência como palestrante internacional. Entre os temas abordados pelo palestrante estão aqueles relacionados à economia da saúde e ao problema da qualidade em saúde. Coordenador África Lusófona e tem como as principais áreas de atuação: Operações, Estratégia, Gestão, Desenvolvimento de Negócios, Formação empresarial, Consultoria e Assessoria em Gestão, Saúde e Educação/Formação. Email: ricardo.almeida@funiber.org

Ana Elisabete Pereira Saldanha, Fundação Universitária Iberoamericana

Pós-Graduação em Neuroeducação pelo Instituto de Psicologia Português do Porto e Diplomada em Estudos Avançados na área de Conhecimento da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico, através do programa de Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial, pela Universidade da Extremadura em Espanha, onde concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação – Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial. Formadora ABA (Applied Behabior Analysis), pela escola de Skinner na Califórnia. Colabora com diversas Instituições do Ensino Superior nos cursos de Educação Especial, domínio Cognitivo-Motor e da Intervenção Precoce, onde é coordenadora científica. Participa de bancas e orientação de teses de Mestrado e Doutoramento. Membro do Grupo de Investigação GRESPE (Grupo de Estrés Laboral, Psicopatologías y Bienestar Emocional) e i`ACT (Inclusão e Acessibilidade em Ação). É autora de livros e artigos científicos. Email: anapereirasaldanha@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos