Diálogo intersemiótico nas obras de Koons e Murakami nos produtos da marca Louis Vuitton

Autores

Palavras-chave:

Intersemiótica, Arte, Moda, Louis Vuitton, Murakami, Koons

Resumo

O presente artigo propõe o diálogo intersemiótico entre Arte e Moda por meio das obras dos artistas Takashi Murakami e Jeff Koons que fizeram colaborações artísticas na maroquinerie da Louis Vuitton. Como a arte e a moda, estabelecem confluências, se ao longo da história, pertencem a universos de essência contrarias? Qual o fenômeno da contemporaneidade  que possibilita que as fronteiras sejam esbatidas? Com a pesquisa bibliográfica de autores como Burke, Lipovetsky, Morin, Santaella e sobre os artistas e a marca Louis Vuitton conduzem para   as considerações a cerca do tema. Os desdobramentos do fetichismo consumista e    a cultura hedonista vigente no século XXI, abre a discussão para quais caminhos devemos seguir. A educação para cultura poderá ser a alternativa mais viável ou pelo menos a mais efetiva neste contexto.

Biografia do Autor

Polyana Zappa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda (2019) e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Especialista em Teoria e Prática em Arte Contemporânea, UNIFATEA. Atualmente é Professora Titular da UNIFATEA- Centro Universitário Teresa D'Avila. Coordenadora do Centro Cultural Teresa D'Ávila, responsável pelo eventos culturais da UNIFATEA. Cenógrafa na Companhia Teatral Palco da História em Lorena/SP. Professora de Artes no Ensino Médio, Fundamental I e II no Colégio Drummond, Fênix e Genêsis. Diretora no XVI Cinest Gato Preto, festival de curtas-metragens.

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Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos