O cotidiano de um jornalista

Autores

Palavras-chave:

jornalista, trabalho, cotidiano, prazer, tempo

Resumo

Este estudo assume o escopo de evidenciar o cotidiano dos jornalistas, no que diz respeito a sua “cultura jornalística”, principalmente quando se trata do tempo- dead line. A qual este profissional convive entre prazer e a pressão de ter que entregar as matérias na hora certa, para que seja divulgada para a sociedade.  Por isto, é comparado com o deus do tempo. Esta situação de satisfação muitas das vezes o faz esquecer ou ignorar seus direitos profissionais. A pesquisa foi pautada através do estudo de caso, enquanto a técnica de investigação contou com a pesquisa de campo, com levantamento de dados qualitativos por meio da observação somada a estudos bibliográficos com abordagem da teoria do jornalismo, da sociologia, entre outros. Com a finalidade de contribuir com a agenda de debates científicos sobre esta temática.

Biografia do Autor

Macri Elaine Colombo, UFAM/ FMF

Experiência como professora na área de Comunicação, principalmente nos temas: educomunicação, teoria da comunicação e teoria do jornalismo. Como jornalista possui prática no impresso e rádio, especificamente na área policial e em campanha eleitoral. Na área da Pedagogia tem afinidade nas disciplinas: estudo de campo, metodologia científica e pedagogia hospitalar. Mestrado em Ciências da Comunicação pela UFAM. Tem especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFAM e em Gestão Universitária pela Nilton Lins. É graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. e em Pedagogia na Faculdade Boas Novas. Atualmente leciona em uma instituição particular. Já foi coordenadora do curso de Jornalismo e de Propaganda e Publicidade e lecionou na graduação e na pós- graduação.

Denize Piccolotto Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Professor Associado, da Universidade Federal do Amazonas. Pós-doutorado em Tecnologia Educacional - Universitat de les Illes Balears (2007), Doutorado em Educação - Universitat de les Illes Balears (2003), Mestrado em Tecnologia Educacional: Planejamento e construção de materiais didáticos - Universitat de les Illes Balears (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Especialização em Teoria e Pesquisa em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Graduação em Educação Artística: habilitação em desenho, pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e Graduação no Curso de Ciências Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1981).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos