A imaginação cívica dos grafiteiros brasileiros sobre a Copa do Mundo 2014

Autores

Palavras-chave:

Artivismo, Mobilização Social, Mídia Social, Cultura Política, Imaginação Cívica

Resumo

Este artigo analisa grafites de artistas brasileiros sobre a Copa do Mundo de 2014 que viralizaram na internet. O objetivo é revelar as perspectivas políticas desses grafiteiros e identificar se eles foram capazes de expressar imaginação cívica. As peças foram realizadas em muros, cercas, casas, fachadas de edifícios e ruas das maiores cidades do Brasil. Eles se uniram

Biografia do Autor

Carla Etiene Mendonça da Silva, UFRGS

Estagiária pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Foi pesquisadora visitante na Annenberg School for Communication and Journalism da University of Southern California, Estados Unidos, em 2013. Bacharel pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, da UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral no na UFRGS entre 2017 e 2018. Entre 2018 e 2019, foi pesquisadora do MediaLab do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal. Interesses de pesquisa: Ciências da Comunicação, foco em comunicação política e novas mídias; Ciência Política, foco em cultura política.

Jéssica Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Ciência Política pelo mesmo programa. Graduada bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Cultura Política do PPGPOL UFRGS e colaboradora da equipe do World Value Survey Brasil. Além disso, participa das atividades do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina (NUPESAL). Foi colaboradora em grupos de pesquisa no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense (NUPERGS). Dedicando-se, atualmente, a pesquisas na área de Cultura Política e sua relação com o fenômeno do conservadorismo.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos