A polícia no telejornalismo: uma influência invisível ao público na narrativa da notícia

Autores

Palavras-chave:

Poder simbólico, Telejornalismo, Polícia, Fontes, Dominação

Resumo

A proposta deste trabalho é evidenciar como a fonte policial exerce um poder de influência no telejornalismo a partir da apropriação de narrativas nas notícias. Para isso, foram comparadas as informações enviadas em relatórios policiais e o conteúdo veiculado pela Tv Equinócio, afiliada da Rede Record no Amapá, no período de 20 a 26 de setembro de 2019, sobre ocorrências relacionadas a crimes de violência urbana no estado. Os dados foram coletados durante um levantamento de Registros em Arquivo para um estudo de caso sobre as fontes oficiais no telejornalismo policial.

Biografia do Autor

Dyepeson Martins, UEPG

Jornalista formado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), mestrando em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bolsista pela fundação Araucária de Apoio ao Conhecimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Tem experiência na área de jornalismo, com ênfase em telejornalismo e em Lógicas de Produção e consumo em Jornalismo.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7378403271325433 . Email: contato.dyepeson@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9043-1872

Cintia Xavier, UEPG

Doutora em Comunicação pela Unisinos. Professora do curso de Jornalismo e coordenadora do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do jornalismo, agendamento temático, documentário, ética. 

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos