Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação Matemática e acesso ao saber matemático pelos professores dos anos iniciais

Autores

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação Matemática, Acesso ao Saber Matemático, Professor dos Anos Iniciais

Resumo

Este artigo analisa questões que envolvem o acesso ao saber matemático por professores dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de duas vertentes: Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação Matemática. Aponta, de forma geral, contribuições à compreensão dos processos de desenvolvimento intelectual e sua relação com aspectos diversos da prática educativa, elucidando dimensões que envolvem a aprendizagem, tendo como contribuição as teorias de Piaget, Ausubel e Vygotsky. Também aborda aspectos constitutivos da Psicologia da Educação Matemática a partir dos estudos de pesquisadores do campo tendo como objetivo discutir sobre as principais contribuições voltadas para o acesso ao saber matemático pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudos que apontam as características do processo cognitivo, o papel das crenças, da afetividade, particularidades quanto à aprendizagem de determinados conceitos matemáticos do ponto de vista da Psicologia, o papel do erro, certamente contribuem para a elaboração de intervenções que provocam os alunos a buscarem soluções, à visão geral do conceito em relação à Matemática de forma mais eficaz e com significado tanto para a sua prática docente como para a visão dos alunos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Vani Ortega, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Presidente Prudente-SP

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, SP. Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, SP. Professora do Departamento de Educação na área de conteúdos, metodologias e prática de ensino de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista- Unesp, Presidente Prudente-SP. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/6505123408970934 Link Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9962-8513  Email: elimarivani@gmail.com

Andreia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista – Unesp – Presidente Prudente-SP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, Marília-SP. Licenciada em Pedagogia. Docente do Departamento de Educação, na área de Psicologia da Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – Unesp – Presidente Prudente-SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9140007564247346 - Orcid http://orcid.org/0000-0003-4592-5421 Contato: andreia.wiezzel@unesp.br

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos