Panorama quantitativo da produção científica catalogadas na base de dados do CNPq das instituições de pesquisa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Autores

Palavras-chave:

Produção Científica; Divulgação Científica; Comunicação Científica; Desenvolvimento Regional;

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o perfil quantitativo da produção científica dos Institutos Públicos de Pesquisas e Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Por meio da consulta de dados do Censo de 2016 do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), realizou-se a identificação da produção científica das instituições de pesquisa e ensino superior por área de conhecimento e sua distribuição nos municípios da região. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e delineamento estudo de caso que permite reconhecer os centros produtores de conhecimento locais para fomentar a divulgação científica na região.

Biografia do Autor

Viviane Renata Campos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté  (UNITAU). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Viviane Fushimi Velloso, Universidade de Taubaté - UNITAU

outora e Mestre em Ciências da Comunicação e Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté - UNITAU

Pós-doutorado e doutorado em Saúde Pública - Fsp USP. Docente-Pesquisadora no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - Unitau.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos