O telejornalismo universitário e os aspectos locais.

Reflexões sobre a produção telejornalística frente ao desenvolvimento da Web

Autores

Palavras-chave:

Telejornalismo Universitário, Telejornalismo Local, Convergência Jornalística, Distribuição Multiplataforma

Resumo

A produção multiplataforma é uma tendência da cultura da convergência e implica em transformações na estrutura jornalística da atualidade. A integração de redações e a produção horizontal se transformaram em parte das rotinas produtivas. Percebemos que no telejornalismo local essa mudança vem ocorrendo, em muitos casos, de maneira tímida. Isso pode estar relacionado à preparação dos futuros jornalistas nas universidades, já que o ensino, diante da cultura convergência, necessita ser revisto para atender públicos específicos e atualizados. Dessa forma, compreendemos que os jornalistas envolvidos em sistemas produtivos integrados precisam pensar os modos de produção para diferentes mídias e isso inclui o telejornalismo universitário, que se mostra um espaço pertinente para praticar a produção multiplataforma, tanto em âmbito local como mundial.

Biografia do Autor

Roberta Roos, Unipampa

Jornalista. Doutora em Comunicação pela UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele), do Grupo de Pesquisa Comunicação Televisual - COMTV e do grupo Jornalismo em Redes e Convergência. E-mail: robertaroosthier@gmail.com

Michele Negrini, UFPEL

Jornalista. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Doutora em Comunicação pela PUCRS. Pós-doutora pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br.

Vivian Belochio, Unipampa

Professora do mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa e professora adjunta de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS), com Pós-doutorado em Comunicação pela UFSM. Líder do GP Jornalismo em Redes e Convergência (CNPq/Unipampa). E-mail: vicabela@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos