Interrogações sobre humanidade e seus reflexos no jornalismo

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo e sociedade, Humanização, Desumanização, Direitos humanos

Resumo

Neste artigo, de caráter ensaístico, trazemos ao debate a questão do ser humano e do desumano. Ao buscar entendimentos sobre seus significados, procuramos compreender alguns de seus reflexos no Jornalismo. Ao revisitar reflexões da Filosofia, da Sociologia e do Direito, entre outras, constatamos processos como os de categorização social, essencialismo, diferenciação/distinção, que levam a estereótipos e preconceitos. Assim, apontamos situações em que o Jornalismo se apropria e reproduz desumanização. Como perspectivas, destacamos a necessidade de reconhecimento de nossos limites, tendências, fragilidades, para então buscar a superação do que é desumano – primeiro de cada jornalista, individualmente, e então do jornalismo para a sociedade.

Biografia do Autor

Jorge Kanehide Ijuim, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista, doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela ECA/USP; pós-doutoramento em Jornalismo pela Universidade de Coimbra/PT; professor do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Géssica Gabrieli Valentini, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista; doutora de Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos