Representações acerca de jovens nerds constituídas nos discursos do programa NerdCast

Autores

Palavras-chave:

Discursos, Jovens Nerds, NerdCast, Representações

Resumo

Os jovens nerds são indivíduos que passam por diferentes representações sociais, principalmente com o avanço das tecnologias, ainda assim há carência de estudos sobre esses indivíduos na atualidade. Ao notar tal fato, o trabalho objetiva analisar as representações acerca de jovens nerds nos discursos do NerdCast. O canal é um dos principais programas de podcast voltado a esse público no Brasil, o sucesso se deve principalmente pelo posicionamento em defesa do orgulho e autonomia do nerd. Analisamos doze episódios publicados no NerdCast em maio 2017 e em maio de 2018, onde destacamos a análise de cinco dos episódios que representam as categorias: intelectual, empreendedor, profissional e nerd, as quais são discursos articulados em torno da representação acerca de nerds. Utilizamos como aporte metodológico a Análise de Discurso Crítica (ADC). Como embasamento teórico, discutimos os conceitos de representação na linguagem e nos discursos aliando com a teoria das representações sociais, também discutimos as concepções de jovens nerds. A principal relevância desta pesquisa é contribuir para os estudos sobre jovens e cultura nerd em meio as mídias digitais. Mesmo que se posicionem como defensores da cultura nerd, percebemos que nos discursos do NerdCast emergem dois tipos de representações de jovens nerds: uma é associada a indivíduos em fase de transição, que detêm muito conhecimento e domínio da tecnologia, e a outra a indivíduos antissociais, estranhos e apáticos.

Biografia do Autor

Rute Damaris Freitas, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2019), possui graduação em jornalismo pela mesma instituição (2016). Com experiência docente no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema). Pesquisa e se interessa pelos temas: podcast, jovens e cultura nerd, mídia e discursos. Email: rdamarissilva@gmail.com

Lívia Fernanda Nery da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2013) e mestrado em Educação pela UFPI (2005). Pesquisa os temas: mídia, subjetividades e juventude. Email: livianery02@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos