Mudanças Relacionadas a Gênero na Docência em Cursos de Ciências Contábeis

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Mudanças institucionais, Recôncavo baiano, Ciências Contábeis

Resumo

Este trabalho teve como objetivo entender como foram percebidas as mudanças relacionadas a gênero na docência nos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) do Recôncavo Baiano, dos anos de 2007 a 2017. Para tanto, realizou-se dez entrevistas com representantes de três IES para entender diversos elementos de análises relacionados a docentes e a mudanças no âmbito acadêmico. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os achados, observou-se que as mudanças nas IES influenciaram diretamente na percepção, receptividade, empregabilidade e na valorização da mulher enquanto docente. Percebeu-se também essa mudança como processo natural de inserção da mulher no mercado de trabalho, dado a busca pela capacitação profissional. Porém, ainda há a predominância dos homens principalmente em cargos de chefia, e por isso estudos futuros fazem-se necessários para entender outras especificidades dessas mudanças e assim fomentar o aumento das mulheres na docência.

Biografia do Autor

Cristina Viana de Jesus, Faculdade de Tecnologia Senac Curitiba Portão

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Professora na Faculdade de Tecnologia Senac Curitiba Portão e no Departamento de Administração no Centro de Ensino Grau Técnico Curitiba.

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III. Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: 41-99268-5643

E-mail: cryssviana1@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0375-4321

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6319658940480092

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.
Doutora em Contabilidade - UFSC
ESAN - Escola de Administração e Negócios
Endereço: Av. Sen. Filinto Müler, 1015 - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79046-460.
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br

Simone Bernardes Voese, Universidade Federal do Paraná

Simone Bernardes Voese

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil.

Fone: (41) 3360-4363

E-mail: simone.voese@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5555-8250

http://lattes.cnpq.br/5260957570795964

Nayane Thais Krespi Musial., Universidade Federal do Paraná

Nayane Thais Krespi Musial.

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: (41) 3360-4363

E-mail: nkrespi@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9653-1417

http://lattes.cnpq.br/6511066606425664

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos