Circulação e (Re)Circulação de Notícias

Análise das Interações no Facebook e Instagram do Portal Cidade Verde

Autores

Palavras-chave:

Circulação, Interações, Portal Cidade Verde, (Re)Circulação, Redes Sociais

Resumo

O jornalismo na internet vai além da manutenção de veículos nesse ambiente. É preciso levar em consideração as múltiplas possibilidades que a internet oferece ao jornalismo e isso inclui a forma como as notícias circulam e recirculam. Sendo assim, o presente trabalho tem como propósito analisar como ocorrem as interações do público do Portal Cidade Verde através do Facebook e do Instagram. Teoricamente o trabalho se fundamenta principalmente em Zago (2011; 2013), Recuero (2014) e Barone Júnior (2016). Metodologicamente, recorre-se à pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, bem como à Análise do Conteúdo (AC) para entender as formas de interação do público diante das notícias compartilhadas nas redes. Os resultados apontam que o público vem assumindo o papel de interagente, utilizando as redes sociais virtuais para se inserir no processo de recirculação do conteúdo noticioso.

Biografia do Autor

Ruthy Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e Relações Públicas - pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC/UFPI. Professora no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

Universidade Federal do Piauí

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Cristiane Portela, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo – da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC/UFPI.

Universidade Federal do Piauí

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos