Um novo comunicar floresce na periferia: a barra do Ceará via Instagram

Autores

Palavras-chave:

Barra do Ceará, Comunicação, Instagram

Resumo

A comunicação popular nas periferias de Fortaleza sofreu mudanças ao longo das últimas décadas, desde quando era apenas nas radiadoras, e depois, nas rádios comunitárias (OLIVEIRA, 1994), passando pela experiência de TV comunitária (BRAGA,2010) e site (FERREIRA,2012) até chegar às redes sociais, que avança neste cenário em que sujeitos comuns ganham cada vez mais espaço. O presente artigo busca perceber as formas de comunicar o bairro Barra do Ceará, localizado na zona oeste da capital cearense, por meio do Instagram. A partir de pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas observamos o perfil de quatro instagramers ligados e/ou promotores de atividades sociais no bairro, discutiremos a partir do conceito de laços sociais e conexões em Recuero (2011) as formas de comunicar a Barra do Ceará no ambiente digital. Conclui-se que a partir da observação dos perfis e entrevistas semiestruturadas, proporcionou um entendimento inicial desse fenômeno que será aprofundado.

Biografia do Autor

Myra Stefanni Viana Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2019-2021). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, Assessoria de Comunicação e TV. Cursou História em Universidade Estadual do Ceará até 6.º semestre. Cursou Letras Português em Universidade Federal do Ceará até 2° semestre. Estudante de línguas estrangeiras. Estágio voluntário em AD2M Engenharia de Comunicação, entre julho e agosto de 2016. Estágio voluntário em TV Assembleia-Canal 30, entre agosto e dezembro de 2016.

Grande área de pesquisa: Ciências Sociais Aplicada com ênfase em Comunicação Comunitária e Sites de Redes Sociais. Atualmente, enquanto pesquisa de mestrado, investigo as transformações que a comunicação de natureza comunitária passou ao longo das décadas de 1980 até os dias atuais, com foco nos sites de rede social (Instagram), tendo como bairro específico a Barra do Ceará, bairro localizado na zona Oeste de Fortaleza- CE.

Márcia Antônia Dias Catunda, UFC

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos