Desenvolvimento de competências socioemocionais

Desafios em uma escola técnica

Autores

Palavras-chave:

Escola, Competências socioemocionais, Escola técnica

Resumo

O papel da escola, nos dias de hoje, não se restringe a preparar o aluno apenas para as provas e avaliações, mas deve proporcionar uma formação muito mais intensa, abordando também os lados psicológico e emocional do ser humano. Com isso, o objetivo deste artigo é apontar os desafios da escola no desenvolvimento das competências socioemocionais. Vinculado às mudanças no aspecto educacional, o presente artigo se fundamenta nos conceitos das competências e habilidades socioemocionais e como trabalhá-las em sala de aula. Metodologicamente, consta de uma pesquisa bibliográfica e ainda um estudo de caso em uma escola técnica. Desta forma, percebeu que a maioria dos professores já trabalha de diversas maneiras com competências socioemocionais. Assim, conclui que além do trabalho cognitivo, desenvolver, na escola, competências e habilidades relacionadas ao emocional na escola, conhecendo suas individualidades, prepara o sujeito para uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Diego Barreto, Unifatea

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2013), especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), graduado em Tecnologia em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo (2018), em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (2010) e em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2007) e autor de artigos na área da Educação e da Comunicação. Professor do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Fatec Cruzeiro – Prof. Waldomiro May e da Etec Padre Carlos Leôncio da Silva. Email: professordiegobarreto@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos