Campanha de Jair Bolsonaro para presidência em 2018. A construção do Mito Político

Autores

Palavras-chave:

Comunicação político-eleitoral. Mitos políticos. Personalismo eleitoral

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a construção da imagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na Campanha à presidência da República durante o ano de 2018, apoiando-se nos conceitos de Personalização, Espetacularização e Mito do Herói. Parte-se da hipótese que Bolsonaro construiu sua imagem política respaldado em atributos que enunciam o discurso do salvador do país, como será analisado nas peças exibidas durante o período da campanha eleitoral, veiculadas no período de 31 de agosto até 28 de outubro de 2018.

Biografia do Autor

Lucia Moreira Dias, Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá

Pós-doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Possui especialização em Comunicação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá. É graduada em Comunicação Visual  pela Fundação Armando Álvares Penteado.  Atualmente é professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá. Suas pesquisas estão relacionadas às áreas de Design, Comunicação, Cultura, Tecnologia e Educação a Distância.  É pesquisadora do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina  e do Centro de Estudos em Música e Mídia da Universidade Paulista.

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Possui Pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: política, comunicação e marketing. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.

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Publicado

2020-09-03

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Seção

Artigos