Reflexões sobre o planejamento e a prática do estágio de docência na pós-graduação em Comunicação

Autores

Palavras-chave:

Comunicação social, Estágio docência, Pós-graduação, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas na prática de docência assistida pelos autores, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da UFRN, nos cursos de publicidade, jornalismo e audiovisual. O objetivo é compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no contexto contemporâneo da área da Comunicação Social e para o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. O percurso metodológico passa por um estudo de caso e a análise dos planos de atuação e dos relatórios produzidos sobre o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a contribuição no desenvolvimento de competências para o exercício da docência universitária em Comunicação.

Biografia do Autor

Marcos Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia

Luciana Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM - UFRN). É Doutor em Comunicação e Ciências Sociais pela Faculdades de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) e mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Realizou Pós-doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e colabora como pesquisador dos grupos de Pesquisa "Pragmática da Comunicação e Mídia" (PRAGMA/UFRN) e "Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura" (ECOMSUL/UFRN) e “Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas” (TRAMA/UERJ).

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos