Aspectos subjetivos do jornalista na relação com a fonte de informação

Autores

Palavras-chave:

Fontes de informação, Jornalista, Big 5

Resumo

Analisa aspectos ligados à personalidade do jornalista no relacionamento com sua fonte de informação. O estudo é realizado por meio de pesquisa empírica em um grupo de 16 jornalistas de Porto Alegre (RS), submetido a duas ferramentas de análise: questionário sociológico e método Big Five (ou Cinco Grandes Fatores, CGF). Entre os resultados, observou-se que o grupo se caracteriza pelo fator “amabilidade”; a maioria é indiferente à preferência de entrevistar homens ou mulheres; costuma obter informações sobre suas fontes por meio de colegas de trabalho e em pesquisa na internet; tem preferência por fontes oficiais; apresenta nível médio de envolvimento afetivo com as fontes; a maioria considera que estabelece um processo de negociação neutro; e é alto/equilibrado o nível de comando durante uma entrevista.  

Biografia do Autor

Vicente Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrado e Bacharelado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia). Especialização em Gestão do Conhecimento pela Antonio Meneghetti Faculdade. Email: vicente@vicentemedeiros.com.br

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Artigos