Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na construção dos saberes contábeis

Autores

Resumo

O atual contexto educacional e do mundo do trabalho requer das Instituições de Ensino Superior (IES) a formação de profissionais com competências que transcendam ao tecnicismo. Logo, é preciso empregar metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem a atuação ativa dos estudantes, de modo que se transformem em indivíduos com capacidade analítica, crítica e reflexiva, bem como cidadãos comprometidos com a sociedade. Diante disso, o objetivo do artigo é investigar o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas disciplinas que compõem a área Contabilidade de Gestão do Curso de Ciências Contábeis da UNESC. O estudo é descritivo, quantitativo e qualitativo, realizado mediante pesquisa de levantamento. Os resultados apontam que o perfil dos docentes investigados é de um professor especialista, que possui atividades profissionais além da docência, predominantemente do gênero masculino e busca formação continuada na sua área de atuação. Os docentes indicam que diversificam as metodologias de ensino-aprendizagem, promovem trabalho em equipe e a autonomia dos estudantes, utilizando-se dos conhecimentos prévios destes. Contudo, verificou-se que as metodologias tradicionais ainda são as principais estratégias usadas no ensino da contabilidade de gestão.

Biografia do Autor

Januario José Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

JANUÁRIO JOSÉ MONTEIRO

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

us Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis – SC, Brasil. CEP: 88040-900

Andreia Cittadin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos