A contribuição da educomunicação para uma formação ampla e integral no ensino médio. Legislação, currículos e espaço catalisador

Autores

Palavras-chave:

Educomunicação. Formação integral. Ensino Médio. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Este artigo aborda a educomunicação como campo de inter-relação entre a educação e a comunicação e de convergência de saberes. O texto aponta a importância estratégica da educomunicação para a formação ampla e integral do estudante no ensino médio. Para tanto buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica a conceituação e o entendimento sobre a educomunicação e suas possíveis colaborações para o processo de ensino no ensino médio. Realizou-se também análise documental da atual legislação - Lei 13.415/17 e a nova BNCC - no que tange aos currículos e projetos pedagógicos. Suscitou-se ainda uma breve discussão sobre o Ensino Médio Integrado como possível espaço catalisador para a formação ampla e integral dos jovens na atualidade. Em sua conclusão o artigo revela que o termo não está disposto de forma expressa na atual regulamentação do ensino médio, apesar de os textos apontarem a necessária inter-relação entre a educação e a comunicação.

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Publicado

2020-09-03

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Artigos