Distinguindo conceitos de educação para mídia. Alfabetização midiática como objetivo

Autores

  • Cristine Marquetto Unisinos

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática; Educomunicação; Mídia-Educação; Crítica; Desinformação

Resumo

Resumo

Este artigo coloca em discussão o entendimento acerca de três termos que fazem parte das preocupações dos processos de educação para mídia: alfabetização midiática, educomunicação e mídia-educação. A intenção é de identificar seus posicionamentos no cenário de pesquisas do campo, entendendo que não é possível avançar nas intenções de crítica da atuação das mídias jornalísticas sem ter esclarecidas essas diferenças. Identifico a alfabetização midiática como um objetivo a ser alcançado, a mídia-educação como meio, um procedimento, e a educomunicação como um método. Como consequência desse posicionamento, a alfabetização midiática representa o espaço de maior atuação no o combate às fake news e a desinformação.

 

Palavras-Chave: Alfabetização Midiática; Educomunicação; Mídia-Educação; Crítica; Desinformação.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

Artigos