Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais

Autores

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Estratégias, (In)visibilidade, Mídias sociais, Agências de comunicação digital

Resumo

A proposta deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente em ambientes online. Nosso objetivo é o de refletir acerca das estratégias de direcionamento da visibilidade adotadas pelas organizações nas mídias sociais – intervenções que visam indicar o que deve estar no campo do visível e o que não deve assumir destaque. As compreensões partem de entrevistas com profissionais que atuam em agências de comunicação digital filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais. Os resultados indicam que há uma série de estratégias com este fim, que merecem ser problematizadas à luz das noções de conformidade e de ética, posto que a perspectiva da (in)visibilidade pode representar a não visibilidade ou a atenção parcial de assuntos relevantes à sociedade, os quais estão perdendo espaço dada a profissionalização e o refinamento de processos e recursos adotados pelas agências.

Biografia do Autor

Diego Wander Silva, PUCRS/UFRGS

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. Foi eleito Educador do Ano pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2017. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder/CNPq. E-mail: diego.wander@pucrs.br

Rudimar Baldissera, UFRGS

Doutor em Comunicação Social. Mestre em Comunicação/Semiótica. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Relações Públicas. Professor e pesquisador da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Capes. Líder do grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder/CNPq. Bolsista de produtividade do CNPq. Diretor de Relações Nacionais da SOCICOM – 2019-2020. E-mail: rudimar.baldissera@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

Artigos