Aprendizagem ativa. Construindo materiais educacionais digitais com os estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Sabrina Maria Martin Silveira
  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Palavras-chave:

Autoria, materiais educacionais digitais, aprendizagem ativa

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições das tecnologias para a autoria de materiais educacionais digitais com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A importância da autoria, através de uma aprendizagem ativa na educação envolve a autonomia dos estudantes, suas autoaprendizagens e construções a partir do trabalho desenvolvido com a professora. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa. Para desenvolver esta pesquisa, foi utilizado o software Kahoot, literatura infanto-juvenil e questionários, com turmas do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os estudantes foram instigados a criar questões de compreensão das histórias e transpor essas perguntas para o software, para posteriormente aplicar com seus colegas. Após a construção da atividade, foram aplicados questionários de cunho qualitativo aos participantes da pesquisa, no sentido de observar e descrever o que os estudantes perceberam e o que ajudou em sua aprendizagem. Assim os estudantes identificaram de forma positiva e satisfatória todo o processo desta pesquisa, trazendo benefícios linguísticos e de autonomia frente à própria aprendizagem. Nesse sentido, foi possível perceber que a utilização de materiais educacionais digitais contribui para o engajamento e desenvolvimento do estudante. Também pode-se observar que os alunos se sentiram parte essencial do projeto e aprimoraram sua linguagem

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

Artigos