Formação de Professores e a Complexidade:

diálogo para uma nova compreensão sobre a Função Docente

Autores

  • Drª. Luciani Vieira Gomes Alvareli

Palavras-chave:

Formação docente; transdisciplinaridade; complexidade.

Resumo

Este artigo propõe-se a fazer uma reflexão teórica sobre formação de professores, sob a perspectiva da transdisciplinaridade e da complexidade. Para tanto, traçarei um panorama dos paradigmas da educação e apresentarei a questão da disciplinaridade, discutindo os vários conceitos de multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Numa perspectiva transdisciplinar, abordarei a complexidade e suas considerações em relação à escola, ao cuidado com o
ser humano, e aos sete saberes necessários à educação do futuro (Morin, 2005a), buscando a compreensão e a prática do pensamento complexo. Finalmente, tratarei de questões inerentes à formação de professores, abordando formação tecnológica como parte integrante dessa formação, também sob a ótica da transdisciplinaridade e da complexidade. 

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos