Comunidades Virtuais, Pedagogia do Ambiente e a Educação no Espaço Virtual

Autores

  • Silvana Soares

Palavras-chave:

Comunidades Virtuais; Educação; Espaço Virtual; Pedagogia do Ambiente; Pedagogia Salesiana

Resumo

O presente artigo terá como objetivo: analisar e descrever alguns elementos do contexto sociocultural da realidade juvenil na sua relação com os meios de comunicação e informação e identificar na pedagogia Salesiana alguns elementos que poderão contribuir para uma prática educativa nos ambientes comunicacionais. Com o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e informação, especialmente os jovens se encontram inseridos nos espaços virtuais e nas redes de comunicação. Essa realidade provoca a necessidade de que os educadores identifiquem referenciais pedagógicos para a integração das novas tecnologias da informação e comunicação, no processo educativo. As instituições educativas salesianas têm procurado aprofundar e integrar os novos meios de comunicação e informação, nos projetos e processos de educação. Na proposta salesiana da pedagogia do ambiente é possível encontrarmos alguns referenciais, que contribuem para a relação da pedagogia salesiana com a prática educativa, em ambientes virtuais. São relevantes os aspectos da relação, do acompanhamento, do projeto educativo e da comunidade educativa como elementos fundamentais para a prática da educação, no espaço virtual.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos